sexta-feira, 3 de outubro de 2014

7º ano - Origens econômicas da região Sudeste: da mineração ao café e à indústria

Olá, pessoal do 7º ano, 



O avanço da região Sudeste tem relação direta com duas atividades econômicas fundamentais: a mineração e o café. 



Vejam a seguir um texto com os mapas que sintetizam esta origem de nossa região.



Inicialmente, vejam o despontar da mineração no século XVIII na região de Minas Gerais (Ouro Preto, Sabará, Mariana e São João del Rei) - exatamente sobre as áreas de serras e planaltos centrais do Brasil




É fácil perceber que a pecuária extensiva vem associada à mineração. O motivo é simples: a produção de carne, leite e de animais de carga é complementar à economia mineradora. Nos garimpos praticamente não se produz alimentos, pois toda a população (feita de proprietários, escravos e homens livres dependentes) está voltada ao enriquecimento rápido. Note no mapa acima, a região de São Paulo e de Sorocaba. Elas produzem também pecuária, tal como as regiões mais interioranas do Mato Grosso e Goiás ou do Sul do país (charque: carne seca). 


Durante o século XIX, o café vem alterar significativamente a nossa economia. Visualize o mapa:




Visto mais de perto, numa maior escala, a região de São Paulo na passagem dos séculos XIX ao XX, temos:






Como se vê, o café avançou por toda a região de São Paulo, vindo do Vale do Paraíba carioca e paulista, passando para o Sul de Minas, o interior de São Paulo, o Norte do Paraná e o Sudeste do Mato Grosso e Norte do Espírito Santo. 



Essa atividade foi responsável pela geração de condições materiais para o início da industrialização nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro: dinheiro acumulado em bancos, imigração europeia e asiática (trabalhadores e consumidores) e infraestrutura geral (transporte ferroviário, energia elétrica, comunicações etc.). 




Este então o segredo do avanço da região Sudeste. 



Passamos da cana e do algodão dos primeiros séculos coloniais, da marmelada e do vinho em São Paulo, por exemplo, para o ouro no século XVIII, o café e a indústria no século XIX e XX. 









Um comentário:

  1. Estou tão feliz hoje porque Deus fez isso por mim depois de passar por momentos difíceis com outros credores e nada deu certo. Eu estava prestes a perder minha fé e esperança, mas ainda tenho que permanecer firme e buscar o que estou procurando. Estou feliz hoje porque Deus me indicou a melhor empresa de crédito e não me arrependo de nada depois de contatá-los e meu desejo foi atendido e me foi dado o referido valor que pedi (300.000,00 usd), o dinheiro foi pago em minha conta depois de duas semanas conversando com a empresa e eles não me estressaram ou me deram dor de cabeça para conseguir esse empréstimo deles, outros membros da minha família e amigos que eu encaminhei a eles também obtiveram o empréstimo, eu te amo para entrar em contato com pedroloanss@gmail.com / whatsapp + 1-8632310632. e pegue seu empréstimo rápido e isso é seguro e rápido, você que tem esperança perdida, fé e tudo que você tem tudo só em nome de pegar um empréstimo e nada dar certo, aposte comigo se você tentar esse homem chamado pedro jerome, você vai nunca se arrependa de nada e seu pedido de empréstimo será aprovado e pago diretamente em sua conta bancária, então corra agora e entre em contato com o atendimento rápido no whatsapp + 1-8632310632. peça qualquer tipo de empréstimo e ser-lhe-á concedido. eu te desejo o melhor

    ResponderExcluir