terça-feira, 17 de junho de 2014

8º ano - Por que a desigualdade salarial e de renda tende a aumentar no mundo inteiro?

Olá, pessoal do 8.o ano, 


Neste tópico vamos estudar a diferença entre os salários de um trabalhador médio e de um CEO (Chief Executive Officer - Diretor executivo ou Diretor geral), em diversos países e suas razões. 


Foto: The truth will set you free.

A verdade dita em alto e bom som é a seguinte: países como Estados Unidos possuem hoje diferenças salariais e de renda gigantescas. Como explicar que um CEO ganhe 475 vezes mais do que um trabalhador médio (average worker)?!

Mesmo nos países de médio desenvolvimento como Itália, Canadá, México e Venezuela, a diferença já é gritantemente alta (acima de 20 vezes). 

Tais diferenças baseiam-se não no mérito ou na produtividade real do trabalho desses executivos, mas em ganhos financeiros e especulativos obtidos na manipulação de cifras milionárias nos bancos e nas bolsa de valores. 

Ou seja, nestas cifras salariais devemos computar lucros financeiros ou comerciais que tais trabalhadores ajudaram a criar ou a acumular para as suas empresas e para si mesmos. E assim multiplicam uma riqueza praticamente apenas investindo-a no mercado financeiro, sem trabalho correspondente.

O mais triste é ver como a partir de tais rendimentos a riqueza é mal dividida no mundo. A atual divisão da renda americana é revelada no gráfico a seguir, em que vemos que os 10% mais ricos detêm mais de 50% da renda, e somente o 1% mais rico mais de 22%.





Nenhum comentário:

Postar um comentário