quarta-feira, 25 de junho de 2014

8º ano - O Canadá: as peculiaridades geoeconômicas de um país gigante


Olá, pessoal do 8º ano,


A geografia do Canadá é uma das mais peculiares e interessantes da América.

A escassez de áreas cultiváveis no país faz a economia se concentrar quase que inteiramente no Sul do país.



As regiões da Prairie ou Pradarias (amarelo) e do Sudeste concentram o coração da economia canadense. Já as regiões subárticas do Norte e dos platôs das Montanhas Rochosas, são importantes como fontes de riqueza, mas são bastante desabitadas por causa do frio subpolar.





Isso não quer dizer que o país não tenha um grande impacto sobre todas as seu território útil.

No mapa abaixo, vemos a pegada ecológica. Note ao norte das pradarias a exploração florestal comercial.




Vemos a seguir os dois mapas da economia canadense: um da indústria, outro do setor primário (clique nas imagens para ampliá-las):


 
Note a mineração nas Rochosas e as regiões industriais do sudeste e do sul, em volta de Toronto e Montreal, Winnipeg, Edmonton e Vancouver.


Em termos de indústrias, o Canadá se destaca nas indústrias de equipamentos de transporte, alimentos, petróleo e carvão, química e extração de minerais metálicos. Veja o gráfico.  


Uma visão do Canadá e dos EUA - e do espaço contínuo que se forma entre os dois países, pode ser analisada no seguinte mapa.

Note a área industrial contínua em vermelho. Note a mineração em volta dos grandes lagos, a indústria do papel e as hidrelétricas espalhadas. Por fim, perceba que mesmo inóspito, o Norte contém atividades de suma importância para o país: o urânio, o petróleo, o ferro e as hidrelétricas. Por fim, note a continuidade das grandes planícies centrais, com o cultivo dos cereais, do trigo e do milho, além da pecuária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário