sexta-feira, 28 de março de 2014

ATUALIDADES - Como comprovamos que houve o BIG BANG?

Olá, pessoal,


Toda ciência é feita por teorias, que interpretam fatos da experiência visível ou invisível. 

A famosa teoria do BIG BANG ganhou nesta semana uma nova evidência que ajuda a comprovar. Não é e talvez nunca será a prova definitiva. Mas é uma forte evidência. Leia o artigo do jornal O globo sobre essa questão.


Segundo a teoria do Big Bang, há cerca de 13,8 bilhões de anos o Universo surgiu a partir da flutuação quântica de um ponto minúsculo com  infinitas energia e densidade, num evento extraordinário que foi apelidado de Big Bang.

Este Universo original, no entanto, era extremamente quente, tanto que nem os átomos conseguiam se formar. Assim, para que pudéssemos ter estrelas, planetas, galáxias e mesmo nós, ele deve ter passado por um período de rápida expansão e consequente esfriamento, processo que ficou conhecido como “inflação”. Ou seja, o pontinho primordial se expandiu e foi se resfriando.

 Graças a meticulosas observações e análises de dados obtidos por um telescópio especial instalado no Polo Sul, isso tudo agora é mais do que apenas uma teoria.

Segundo os cientistas, é possível ver nas medições as marcas das ondas gravitacionais geradas pela inflação na chamada radiação cósmica de fundo, o “eco” em micro-ondas do Big Bang, quando o Universo tinha meros trilionésimos de trilionésimos de trilionésimos de segundo de existência.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/cientistas-descobrem-evidencias-que-confirmam-teoria-do-big-bang-11901622#ixzz2xI6fvuSJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário