sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

7º ano - Como definir a geografia do Brasil para um marciano?

Olá, pessoal do 7º ano,
 
Se aparecesse um marciano em sua sala de aula e te perguntasse como é o seu país, o que você responderia?
 
Em sala, na nossa primeira aula, discutimos quais seriam os aspectos principais da nossa geografia que poderíamos dizer para ajudá-lo a entender o Brasil.

Concluímos que o Brasil poderia ser definido por quatro grandes características. Que características são essas?


As quatro características que discutimos e fixamos foram as seguintes:

1) O Brasil é um país subdesenvolvido. Esse termo refere-se a características como as desigualdades sociais, ao desemprego e à miséria, à violência rural e urbana, à falta de acesso aos serviços públicos básicos como saúde, educação, moradia e saneamento, enfim, refere-se a toda forma de atraso social.

2) O Brasil é um país altamente industrializado. Temos praticamente todos os setores importantes da indústria de 1ª e 2ª revolução industrial. Setores como química, petroquímica, automóveis, farmacêutico, siderúrgico, mecânico, alimentício, têxtil, naval, ferroviário, aviação, construção civil e pesada são muito fortes no país.

3) O Brasil é um país dependente. O que significa que ele não é economicamente independente, livre e não controla o seu próprio destino. O Brasil depende basicamente de tecnologias importadas das multinacionais e de empréstimos para pagar suas dívidas. Além disso, ele é tutelado política e militarmente por países hegemônicos mais poderosos como os EUA. É como se ele dependesse, tal como um adolescente, de seus tutores, que são os outros países ou instituições mundiais como o Fundo Monetário Internacional.

4) O Brasil é um país com enorme território e grande diversidade natural e cultural. É o resultado das conquistas de território feitas pela colonização portuguesa, mas também da enorme imigração e miscigenação de povos que formaram o povo brasileiro: índios, negros e europeus de várias regiões, incluindo ainda muitos povos asiáticos (libaneses, árabes, coreanos, japoneses, chineses, entre outros).


Será que o nosso amigo marciano percebeu que o Brasil é um país de contrastes e mesmo um país contraditório? De fato, ele tem duas características negativas (1 e 3) e duas positivas (2 e 4).

O problema para as futuras gerações será como fazer as características positivas ajudarem a solucionar as negativas. Mas para isso nós teremos de compreender criticamente como isso veio a acontecer. São os próximos passos do nosso curso.

Prof. Cláudio Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário